Internet cresce 16,5% no Norte do Brasil, diz IBGE
O Norte do Brasil é a região que vem registrando maior crescimento da internet, segundo resultados preliminares do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) que acaba de ser divulgado. De acordo com o levantamento, o aumento de conexos nessa área é de 16,5% na comparação com 2009.
Antes, 13,2% dos domicílios do Norte tinham computadores com internet, índice que agora é de 15,4%. Apesar do crescimento do acesso à web naquela região, ainda há distorções regionais, já que Sul e Sudeste têm 39,6% e 35,5% das casas conectadas, respectivamente.
Na avaliação do ministro das Comunicações (MiniCom), Paulo Bernardo, o Programa Nacional de Banda Larga vai impulsionar a expansão do acesso à internet no Brasil, principalmente nas regiões Norte e Nordeste, que hoje têm os menores índices de domicílios conectados.
“Nossa intenção é promover a massificação da internet no Brasil. Além de baixar os preços, também estamos estimulando investimentos em infraestrutura, para que as empresas construam novas redes em lugares que hoje não são atendidos e também ampliem e modernizem as redes que já existem”, avalia Bernardo. A meta do governo é chegar a 2014 com 70% dos domicílios conectados.
O censo revelou ainda que o percentual de domicílios com computador no Brasil cresceu, passando de 34,7%, em 2009, para 38,3%, em 2010. Já o número de residências com internet, levando em consideração todo o País, passou de 27,4%, em 2009, para 30,7%, no ano passado.
O Distrito Federal é a unidade da federação que conta com o maior número de residências com computadores conectados à internet, chegando a 55% dos domicílios. O estado do Maranhão tem o menor índice, com apenas 9,7%.
Também cresceu a posse de telefones fixos ou móveis por domicílio no Brasil. Em 2010, 87,9% das casas brasileiras tinham telefone, contra 84,3% registrados em 2009. Em relação aos celulares, atualmente 83,2% dos domicílios linhas móveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário