quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Recuperação da economia dos EUA sofre ameaça com impasse político

A frágil recuperação da economia americana sofre grave ameaça com o impasse político que impede, no congresso, um entendimento sobre o orçamento. "Não aumentem os impostos dos trabalhadores americanos durante os feriados".
Assim o presidente Obama atacou nesta terça-feira (22) os republicanos que controlam a Câmara de Deputados durante um comício no estado de New Hampshire. Obama aproveitou a semana de um dos mais importantes feriados do país, o de ação de graças, para trabalhar pela reeleição.
Obama está em campanha para convencer o congresso a estender por mais um ano uma medida que botou mais dinheiro no bolso dos americanos em 2012: o corte no imposto descontado na fonte.
Outra proposta de Obama que os republicanos se recusam a aprovar é a extensão do auxílio a desempregados. Juntas, as duas medidas representaram, este ano, um estímulo à economia de US$ 168 bilhões e ambas, se não forem renovadas, expiram na virada do ano novo.
O fracasso, na segunda-feira, do supercomitê do congresso que deveria propor a redução no déficit federal, torna quase certo o fim desse estímulo.
Isso, os economistas calculam, terá efeitos graves na desaceleração da economia americana: o aumento do desconto na fonte a partir de primeiro de janeiro poderá custar 400 mil empregos. O fim do benefício aos desempregados levaria à perda de mais 200 mil empregos.
Além disso, o fracasso das negociações entre os dois partidos levará a um corte automático de mais de US$ 1 trilhão nos gastos do governo federal. Tudo isso vai deprimir ainda mais a economia dos Estados Unidos. Os políticos, no entanto, não parecem estar preocupados.


Comentário:
Se não fazem planos,reclamam,se fazem,não reclamam mas também não ajudam.Se a medida de Obama realmente ajudou os empregados e ajudou na economia porque não ceder? Estados Unidos depois de sérias crises economicas,agora que começa a se recuperar, porém antes tarde do que nunca,isso significa que há sim,pessoas competentes agindo. A Câmara deveria perceber o quão aditiva foi essa medida e dar o cartão verde para sua renovação,e mostrar que ao invés do que dizem,eles se preocupam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário